Todas as máquinas e os equipamentos com acionamento repetitivo, que não tenham proteção adequada, oferecendo risco ao operador, devem ter dispositivos apropriados de segurança, conforme disposto na NR - 12 - Máquinas e Equipamentos. Fonte: Manual Básico de Segurança em Prensas e Similares - FEDERAÇÃO DAS INDÚSTRIAS DO ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL – FIERGS
terça-feira, 13 de novembro de 2012
Guilhotina, tesoura e cisalhadora (Manual, Mecânica e Hidráulica)
Guilhotina, tesoura e cisalhadora (Manual, Mecânica e Hidráulica)
Seu principio de funcionamento é semelhante ao da prensa mecânica e hidráulica, diferenciando-se apenas pelo movimento vertical que, neste caso, é feito pelo suporte das laminas de corte na parte superior.
No caso de tesouras, estes equipamentos operam com jogo laminar inferior e superior (facas), geralmente acionados por carnes ou cilindros hidráulicos, porém suas funções são de corte.
Proteção em guilhotinas, tesouras e cisalhadoras
As guilhotinas, tesouras e cisalhadoras devem possuir na zona de corte, proteção fixa e, havendo necessidade de intervenção freqüente nas laminas, proteções moveis dotadas de intertravamento com bloqueio, por meio de chave de segurança, para impedir o ingresso das mãos e dedos dos operadores nas áreas de risco. As dimensões para distanciamento seguro devem obedecer a NBRNM-ISSO 13852:2003. Nas operações com guilhotinas, com a zona de corte devidamente protegida, podem ser utilizados os pedais com atuação elétrica, pneumática ou hidráulica, desde que instalados no interior de uma caixa de proteção, atendendo o disposto na NBRNM ISSO 13853:2005. Não se admite uso de pedais com atuação mecânica.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário